Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Jovem faça a escolha certa!!!!!





Neste mês os batistas brasileiros voltam suas atenções para a juventude. Para muitos líderes este é um grupo visto como uma fonte inesgotável de preocupações e dores de cabeça, pois é formado por indivíduos que possuem gostos e opiniões que muitas vezes não estão em consonância com a ercepção dos membros mais velhos das igrejas.
Entretanto, esta é uma posição equivocada e que, se mantida sem a devida reflexão, será apenas fonte de conflitos e desentendimentos. Assim, algumas verdades devem ficar bem claras quando se pensa nos jovens e adolescentes batistas de forma que o trabalho com eles seja melhor executado.

A primeira é que a juventude é o futuro da igreja. Este simples fato deve motivar os líderes batistas a terem um olhar de amor e compaixão para com os mais jovens e a estarem abertos a aprender com eles. É um grande equívoco pensar que o trabalho com este grupo é apenas um fardo do qual não se pode tirar proveito algum. Na verdade, Deus muitas vezes usa os inexperientes e os vistos como incapazes para realizar a sua obra (vide o caso do pequeno pastor Davi, que mesmo jovem foi ungido e veio a se tornar o maior rei de Israel).
A segunda verdade é que a igreja tem um papel fundamental na formação do jovem, como afirma o texto de Provérbios 22.6. A juventude é um momento de dúvidas e definições. Assim, em uma sociedade centrada na vontade do homem, a igreja tem a desafiadora missão de se tornar cada vez mais um referencial claro e pungente da proposta de Deus para a humanidade, em especial para os mais jovens.
Por último fica uma palavra direta para os homenageados do mês de agosto. Ao contrário do que muitos afirmam, a caminhada com Cristo não é apenas de facilidades e gozo. Ela é sim de profunda alegria. Porém, também é de sacrifício e, principalmente, de compromisso. Em uma carta ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo dá um conselho que ainda permanece atual: Permaneça firme naquilo que aprendeu quando era mais jovem (criança), permaneça firme na Sagrada Escritura, pois ela é fonte de salvação (2 Timóteo 3.14-15).
Assim, jovem, neste mês no qual celebramos a juventude, pense se você realmente tem feito a melhor escolha a cada dia: Temer a Deus e obedecer os seus mandamentos (Eclesiastes 12.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário